A Prefeitura de São Paulo anunciou a reabertura do comércio de rua a partir de amanhã (10/06) e dos shoppings a partir da próxima quinta-feira (11/06), véspera do dia dos namorados. As lojas estão fechadas há mais de dois meses devido à quarentena concernente ao coronavírus. Foi anunciada também a reabertura das atividades imobiliárias.
Com relação aos horários, as lojas de rua funcionarão entre 11h00 e 15h00, e os shoppings receberão o público das 16h00 às 20h00. O anúncio foi feito hoje em coletiva de imprensa realizada pelo Prefeito Bruno Covas.
A abertura seguirá os critérios da fase laranja da flexibilização do Plano São Paulo. Assim, deverão ser observadas as regras do protocolo de reabertura divulgado pela Prefeitura, tais como respeitar a capacidade máxima de 20% de cada estabelecimento, fazer marcações internas na área do caixa e nos demais setores das lojas, respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, exigir o uso obrigatório de máscaras, disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos e realizar constante higienização das dependências do estabelecimento.
A Prefeitura ainda vai definir como será o funcionamento de galerias e shoppings populares. Agora, a capital vai iniciar a análise de 43 protocolos de entidades que poderão reabrir nas fases seguintes de flexibilização.
O escritório Gaiofato e Galvão se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto.