A coleta de dados permite a identificação do comportamento do cliente, quais suas necessidades e preferências, possibilitando às empresas o desenvolvimento de estratégias focadas no perfil do consumidor e facilitando o retorno em vendas e o engajamento com a marca.
Preocupados com as possíveis problemáticas envolvendo dados dos consumidores, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) assinaram um acordo de cooperação técnica, que tem por objetivo principal proteger os dados do consumidor no Brasil. Por intermédio desse acordo, as entidades buscam alinhar esforços e reforçar as fiscalizações para evitar incidentes, como o vazamento indesejado de dados, bem como o seu uso indevido para fins de publicidade, marketing e contatos indesejados aos consumidores.
Buscam ainda certa uniformização de entendimentos e uma atuação coordenada no endereçamento de reclamações de consumidores, que, em fins práticos, deve contar com o auxílio do Procon e demais entidades de proteção ao consumidor.
Então, a pergunta é: de que maneira os varejistas poderão continuar a usar dados para entregar valor e personalização para seus clientes sem infringir a LGPD?
Mais do que privacidade, o que está em jogo é a transparência com o uso de dados do consumidor e o respeito à titularidade dos dados coletados. As empresas devem, imediatamente, realizar as devidas adequações, preocupando-se em:
- Mapear a forma e a coleta dos dados, para entender quais dados são necessários para atender o consumidor e os motivos porque os manterá ou compartilhará. Por exemplo, os dados utilizados para a emissão de uma nota fiscal só poderão ser utilizados para esse fim.
- Revisar e reescrever políticas de armazenamento, transferência e descarte, bem como automatizar os processos em seus e-commerces e sistemas das lojas físicas, organizando o fluxo de coleta e o caminho dos dados dos consumidores.
- Ter uma equipe preparada e treinada, para que a cultura da nova legislação faça parte do dia a dia da empresa, e garantir que todos os dados coletados e mantidos estejam protegidos de ataques e ameaças. Boa parte das falhas em segurançade dados são provocadas por infrações humanas.
- Ter uma comunicação transparente com seus consumidores, para que eles saibam por quem e para que seus dados estão sendo coletadose tenham a opção de consentir ou não a coleta, o uso, o tratamento e o eventual compartilhamento dos seus dados.
De modo geral, a coleta de dados deverá ocorrer de forma cuidadosa, com informativo claro e transparente a todo consumidor de como os seus dados serão utilizados.